Belíssimas formações rochosas e
diferentes trilhas, na mais antiga concentração de
sítios pré-históricos da América
Ir à cidade de São Raimundo Nonato é fazer uma grande viagem no tempo e na história. O município está localizado na região Sul do Piauí e em seu território está o Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade.
Registros contam que a região foi inicialmente ocupada pelas fazendas de Domingos Afonso Mafrense e após a sua morte foram doadas aos jesuítas. Com os religiosos vieram colonos e aventureiros, surgindo daí, constantes conflitos com a tribo dos Tapuias.
Por ordem de D. João Amorim Pereira, Governador da Capitania do Piauí, José Dias, conhecido por Comandante Zé Dias e seus companheiros conseguiram conquistar a região do atual Município de São Raimundo Nonato, em meio a muito litígio, índios, aventureiros e colonos. Depois de oito anos, de muitos trabalhos difíceis, abrindo estradas e expostos a perigos diversos.
Por Decreto da Regência do Império, em 1832, São Raimundo Nonato foi elevado a distrito eclesiástico, com sede no lugar denominado Confusões,
onde prosperava um núcleo, dedicado à lavoura e à pecuária. Elevado à categoria de Vila e Município em 1850, adquiriu Foro de Cidade, em 1912.
O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.
Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico.
A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.
Parque Nacional da Serra da Capivara
O Parque Nacional da Serra da Capivara é composto por um conjunto de quatro serras – Capivara, Branca, Talhada e Vermelha – que abrigam muitas pinturas consideradas as mais antigas do continente americano e diferentes ambientes e paisagens. Localizado na região de semiárido, possui duas estações bem definidas, uma chuvosa e outra seca. Tem 1.354 sítios arqueológicos cadastrados, dos quais 183 estão abertos à visitação. Para conhecer o Parque, é preciso estar acompanhado de um condutor de turismo.
Aberto de domingo a domingo, das 6h00 às 18h00.
Museu do Homem Americano
Museu do Homem Americano está situado na sede da fundação que leva seu nome (Fumdham) e seu acervo é composto do resultado de pesquisas na região, revelando a vida do homem pré-histórico, animais gigantes, entre outros temas. Há uma interessante parte interativa na qual o visitante se coloca no papel de um arqueólogo.
O museu fica fechado às segundas-feiras.